sexta-feira, 30 de março de 2012

Dia a dia(ida ao mercado)

Sei que não é certo comparar,pois mesmo entre os autistas cada um tem personalidade,gênio e comportamento diferentes,embora sejam tão iguais em alguns comportamentos,mas nesse caso estou falando de fazer comparações entre o Johan e eu,com outras mamães com seus filhos!Hoje fui ao supermercado sozinha e fiquei analizando o comportamento das outras mães,e só agora consigo ver que Deus me deu uma benção enorme,me fez uma mãe super dotada de PACIÊNCIA!Vi situações que pra mim são muito pequenas,perto das que o Johan faz,e descobri que a maioria das mamães não tem nem 10% da paciência que eu tenho!
Relato de uma ida ao mercado com Johan:
Bom o problema já começa quando chegamos no mercado porque na primeira vez que fomos no mercado ele andou num carinho vermelho(daqueles que a criança dirige),aí tem 20 amarelos e 5 vermelhos,mas ele só anda no vermelho,e quase nunca tem disponível,então tenho que esperar alguém liberar um,enquanto isso fico andando com ele no colo(chorando porque ele não entende que não tem vermelho pra ele andar)pelo estacionamento procurando se acho um,enfim achamos o carro vermelho....OBAAAAA.o sorriso do pequeno Johan vai lá nas orelhas!Ufa!Vamos as compras!Lá pela metade do caminho ele vê algo que quer,aí ele simplesmente se joga no chão,ele não espera o carro parar de andar,quando está ao alcance dele tudo bem quando não esta, temos que adivinhar o que ele quer.Esses dias estava no caixa,quando terminei de passar as compras o moça me deu a caneta pra assinar o cartão,e ele viu e queria a caneta,vixi,começou a crise ficou furioso,ele tava com um carinho da Hot Wheels na mão e não teve duvida, arremessou longe,bateu na cabeça de um senhor que me olhou com cara feia,á essa altura já nem adianta falar com ele,que ele não escuta,não presta atenção,fiquei cuidando para ele não se machucar,porque é como se fosse um ataque de fúria,aí depois de uns 10 minutos,ele se acalmou e fomos embora!O que eu quero dizer é que naquele momento sei que a maioria das pessoas que estavam vendo a atitude dele,com certeza estavam me julgando,dava pra ver no olhar das pessoas.Tipo:Ah,se fosse comigo,eu passava o chinelo!Ou então:Que menino mal educado,essa mãe não dá educação!
É constrangedor!
O fato é que,hoje eu sei as limitações do meu filho,por isso sempre tento me colocar no lugar dele,e fico imaginando como deve ser difícil não poder se expressar,se comunicar,ou tentar argumentar sobre alguma situação.
Como deve ser difícil,não poder perguntar:Mamãe,porque não posso pegar a caneta,eu queria escrever com ela!!!!
Estou aprendendo muito com ele, principalmente,aprendendo a me superar!
E fica aqui a mensagem:Não julgue ninguém,sem saber quais dificuldades essa pessoa possa ter!

2 comentários:

  1. Prima Amada!!!!Eu fico muito emocionada com cada coisa que tu posta do nosso johan,acompanho todos os dias cada postagem tua,cada foto,cada momento especial dele!E cada vez te admirando mais,não tenho palavras para descrever a mãe maravilhosa e dedicada que tu és com o nosso anjinho,mesmo longe eu penso em voces todos os dias e acompanho cada passo,cada evolução do nosso Johan!!!Amooo muito vcs!Beijus em todos e não esquece que estamos sempre aqui para o que prescisar...Meli e família!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prima querida que eu ama tanto!Dinda linda do meu pequeno Johan!!!Agradeço demais suas palavras,são elas que me dão força pra continuar!Fiz o blog exatamente pra isso,pra que as pessoas que eu amo possam acompanhar essa caminhada linda que temos pela frente.Bjos no Luca,Laurinha,Felinho e Felipe.Familia linda que eu amo!Saudades!

      Excluir