segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Fala!

Esse com certeza é post mais difícil e mais longo.
Talvez eu leve alguns dias e alguns post até colocar essa questão da fala em dia,mas vamos lá.
Vou tentar relatar tudo,desde o comecinho mesmo.
Com + ou - 8 meses Johan tentou balbuciar,vocalizar algumas palavras;pra ser mais especifica ele dizia, ba ba ba ;foi só isso.
Então Johan ficou mudo calado.Essa foi a questão principal,foi o que nos fez buscar o que havia de errado com ele,pois não falava,NADA,só dava uns gritos quando estava nervoso,e chegamos a achar que ele não falava porque era surdo. Feita a audiometria,foi constatado que a audição era perfeita.Partimos pro Neuro,que foi onde descobrimos o espectro Autista.Passadas as fases todas (que já mencionei aqui no blog),eu resolvi que não colocaria Johan em psicologa,terapeuta,fonoaudióloga...ele tinha só 3 anos e embora tivesse limitações Johan era apenas uma criança,não queria sobrecarrega-lo.
Achamos o Quintal Mágico,que é a escola que ele estuda até agora,além da proposta pedagógica ser maravilhosa,a escola conta com uma equipe ótima de fonoaudióloga,psicóloga,terapeuta ocupacional,e isso me deu um certo conforto porque,mesmo que ele não estivesse sendo atendido individualmente por esses profissionais,eu sabia que almenos estariam avaliando as condições dele.Ate mesmo porque eu não teria condições financeiras  de pagar particular todos esse profissionais,e a outra opção que eu teria era o AMA,que faz um trabalho lindo e gratuito,mas lá tem que ser nos horários que tem vagas disponíveis e como eu trabalho o dia todo não teria como leva-lo.
Faziam 9 meses que o Johan já estava no Quintal Magico,quando encontramos no supermercado um amiguinho dele, o Dudu que estuda com ele na mesma sala, ele chama o Johan de ioba,não posso deixar de mencionar isso aqui porque acho muito bonitinho e carinhoso.Acabei conversando com a mãe dele que me indicou a Ana Paula (fonoaudióloga da Quintal),disse que ela fazia um trabalho maravilhoso.
Conversei com a Ana, e em março de 2013 Johan começou a fazer as seções com a Ana Paula Schipmann Rebelo.
 Termino esse post que é uma introdução dos próximos posts,vou colocar tudo desde de o primeiro mês para podermos acompanhar a evolução do Johan.

Beijos a todos. 

Um comentário:

  1. Oi Sheila! Meu nome é Roberta e tenho um filho de 2 anos e 10 meses chamado Gabriel. Gabriel foi diagnosticado com autismo com 2 anos e 5 meses. Nessas procuras incessantes pela net achei seu blog, li todas as postagens. Prestei muita atenção na que você falou dos seus sentimentos, pois acho que estou na fase 2... Moro no Rio de Janeiro mas gostaria de manter contato para saber das evoluções do seu precioso e como você está passando por tudo sem deixar se abater. Obrigada por querer compartilhar suas experiências com outras pessoas. Beijos e parabéns pela família linda que você tem. ( e-mail: roberta.cassiano@bol.com.br e facebook )

    ResponderExcluir