segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Frenotomia em uma criança Autista!

Vamos lá,mais um post envolvendo a fala!
Sabe que quando soube do diagnóstico do Johan,a questão que mais me preocupou,e ainda me preocupa,é a fala!Será que ele vai falar????
A minha preocupação não era nem pela vida social,mas principalmente por questões de segurança,como por exemplo:-Estou com dor!(hoje graças a Deus ele já fala Dodói,e com sentido real da palavra),outra coisa que me preocupa demais é falar o nome dele,(ele não sabe falar ainda) tenho medo que algum dia aconteça de ele se perder ou algo assim!Podem até me chamar de neurótica,eu não me importo,o fato é que isso me incomoda muito.
Bom considerando a questão da fala uma das coisas mais importantes pra mim,decidimos que faríamos tudo que fosse em prol desta questão.
A Ana fono do Johan, nos sugeriu que procurássemos um otorrino, para ver a questão do freio da língua dele.
Consultamos com Dr.Leonardo,que nos indicou a cirurgia de frenotomia lingual,disse que ajudaria nesse momento que o Johan esta,nessa fase do inicio da fala.
Exames feitos,entrevista com o anestesista e tudo pronto pra cirurgia.Confesso que na noite anterior,quase desisti,fiquei com medo da anestesia.Larguei nas mãos de Deus,se ele colocou Johan na minha vida é porque ele sabia que faria tudo que fosse possível por ele,e a frenotomia seria muito bom pra ele.
Bom correu tudo bem na cirurgia,foi super simples,é feito um corte com bisturi em baixo da lingua e em seguida é cauterizado,não precisa levar pontos,nem tomar remédios pós operatórios.Se a cirurgia for feita quando ainda é bebê nem precisa internar,pode ser feita no consultório.
Tá bom,agora vou contar a unica coisa chata que aconteceu,o Dr. deixou a alta do Johan para as 14:00,e o Johan as 9:00 da manha já tinha voltado da cirurgia,só quem tem uma criança autista sabe o que ficar todas essas horas dentro de um hospital,mesmo que fosse infantil,tinha tv com desenhos.mas ele não aguentava mais tadinho,ele pegava eu e o pai dele pela mão,pegava a mochila dele e dizia:-Tchau!e apontava para o corredor por onde era a saída e dizia:-Tchau aqui.Tchau aqui.
Logico que depois de dizermos várias vezes para ele esperar,ele já não aguentava mais,aí ele começou num choro que não parava ,fui falar com a enfermeira porque faltava apenas 30 minutos para alta,e ele estava ótimo,a enfermeira chefe não autorizou,mas a enfermeira da recepção vendo o choro dele e o meu desespero acabou nos liberando.
Johan esta ótimo a a dicção dele já me parece bem melhor.
Bjos



 Parabéns meu filho você foi um guerreiro,tenho muito orgulho de você sei como foi difícil ter que sair da sua rotina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário