terça-feira, 21 de agosto de 2012

A escolinha!

Estávamos morando no RS e Johan tinha una babá chamada Gina,uma pessoa incrível;cuidava do Johan melhor que eu.Johan tinha muitas"manias" por isso não era fácil deixar ele com alguém,Gina foi um anjo em nossas  vidas!
Resolvemos voltar para SC,e fiquei em casa cuidando do Johan de abril a agosto de 2011,até então a idéia de colocar o Johan em uma escolinha nem me passava pela cabeça,eu achava que ninguém ia saber cuidar dele como eu.Mas comecei a perceber um certo atraso no desenvolvimento dele,em relação as crianças da mesma idade e aquela história de que cada criança tem seu tempo já não me convencia mais.Foi então que decidimos coloca-lo numa escolinha,achei  que ia ajudar no desenvolvimento dele.Pra minha surpresa  no terceiro dia Johan ficou o dia todo na escolinha,nem sentiu minha falta.Ficou até dezembro de 2011 nessa escola,mas nesse ínterim,a fonoaudióloga e a psicologa,nos chamaram pra conversar,falando da falta de fala e sobre algumas atitudes dele.Bom eu e Renato resolvemos apertar o orçamento nos mudando pra um apartamento menor,e investir numa escola melhor para Johan.Em janeiro de 2012 colocamos o Johan numa escolinha voltada para educação infantil,com piscina,teatro, câmeras com acesso pela internet de toda escola,um sonho de escolinha.Aí começa uma parte que considero decisiva para o diagnostico do Johan.A escola começou com uma verdadeira pressão em mim e no Renato,pois Johan tinha atitudes que fugiam do normal.Ele começou a ter crises na hora das refeições,e na hora do soninho,ele se agredia,se jogava no chão,ficava incontrolável,e só se acalmava depois que era tirado do ambiente.A pedagoga começou a me cobrar,pois essas atitudes começaram a fugir do controle delas,ele começou a agredir os coleguinhas também.Bom conversei com a pediatra dele,e resolvemos fazer primeiro uma audiometria pra ver se a audição era normal.Tudo certo Johan não tem nenhum problema auditivo.A solução que acharam na escola foi isolar ele nesses momentos onde tinha muita criança no mesmo espaço,ou seja, nas refeições e na hora do soninho ele ficava sozinho.Foi aí que apareceu o segundo anjo da vida do Johan,a professora Gi,sem palavras,uma pessoa iluminada por Deus,Johan tinha paixão por ela.Gi conheceu as "manias" dele ,e ela ficava só com ele o dia todo.Foi então que o neuro pediatra deu o diagnóstico de autismo,e pra minha surpresa quando falei pra pedagoga da escola ela me disse que eles não estavam preparados para cuidar de uma criança com autismo,lembro da frase que ela disse: É temos que nos atualizar!Sem comentários.Mas como já falei aqui,nesse caminho só aparecem pessoas lindas,e me falaram pra procurar uma escola chamada Quintal Mágico.Fomos conversar com a dona e conhecer a escola.Digo a vocês,realmente é mágico,tem terra,coelho,tartaruga,e o mais importante tem seres HUMANOS.A proposta pedagógica da escola é incrível,diferente de tudo que já vi.Quando falei pra Mel que é a dona que ia levar o Johan em 2 meses pra lá,ela me disse:Sheila 2 meses é muita coisa pra uma criança autista,traz ele amanha que você vai ver o q faço com ele em 2 meses.A escola tem 20% das crianças com algum tipo de limitação,cego,surdo,mudo,autista,donw,e é lindo de ver todos convivendo com suas limitações,e os outros 80% que são crianças sem limitações,o que mais admiro é os sujeitos que eles serão,pessoas do bem sem preconceito.Chorei no dia que vi  Johan brincando com um menino com dow,pois eles não trocavam uma palavra se quer,mas conseguiam brincar com um mesmo brinquedo,e estavam interagindo perfeitamente.Pra concluir faz 4 meses que ele esta no Quintal,e ele é outra criança,ja tenta falar muita coisaS,faz contato visual quando falamos com ele,responde a comandos, já senta com os colegas pra fazer atividades,lancha com os colegas,e virou uma criança estremamente carinhosa,demonstra afeto o tempo todo,com beijos abraços.Agora posso dizer que já sei quem pode me ajudar,e sei o que significa 2 meses pra uma criança autista.
Desculpa pelo texto imenso,mas a intenção era mostrar a evolução,e mostrar que não existe vitoria sem perseverança!
Bjos a todos


Um comentário:

  1. Nossa achei que tu tinha desisto do blog, fazia tanto tempo que não via uma postagem, e aproveitei pra ler tudo, ler como tem novidades, como me vi em muitas das tuas palavras, como eu sei o momento do "luto" do diagnostico, porque eu porque meu filho, é bem assim mesmo, como voce relatou, a gente toma um choque, a gente diz que vai ser a melhor mae do mundo e cai de boca na internet le e rele tudo sobre o autismo e depois a gente desmorona, chora, sofre mas demos a volta pro cima, por eles, porque eles são a nossa muralha de força...

    eu fiquei tão feliz com a tua postagem sobre a escola, nossa, nem tenho palavras pra te dizer, é como se fosse a mariana indo pra escola hehehe...eu fico tão feliz com os progressos dos nossos filhos...

    em outubro a mariana esta fazendo 4 anos e ai vai começar a ir na escola eu espero muito encontrar "seres humanos" assim como tu encontrou... obrigada por compartilhar viu a tua historia...beijos amei a postagem do dia dos pais, como ele ta grande lindo...beijos nos dois!

    ResponderExcluir